quarta-feira, 13 de junho de 2007

Alongamento: para que serve?

Os alongamentos são necessários para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico ou para distribuir o sangue de maneira mais uniforme do tecido muscular. Esses exercícios proporcionam uma maior flexibilidade articular na execução dos movimentos.
Na prevenção de lesões musculares como a contratura e a distensão - o alongamento é parte obrigatória da rotina entre os atletas profissionais, amadores e iniciantes de atividade física. Para os jovens esportistas o condicionamento e a regularidade desta prática trazem estes importantes benefícios. Vejam quais são:


Aumento de flexibilidade do corpo em geral.
• Prevenção de risco de lesões antes da prática esportiva.
• Prevenção de contraturas irreversíveis.
• Recuperação com maior rapidez da amplitude do movimento normal das articulações.
• Preparação do corpo para o esporte, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações.
• Após a atividade física, alguns alongamentos recuperam os músculos mais exigidos a cansados e já preparam a musculatura para as próximas atividades (Surf, skate, futebol, corrida, etc...).


Cuidado: o alongamento também pode machucar!
• Para quem não está acostumado, é preciso começar com cautela e de maneira progressiva. Mas alongue sempre no início de cada atividade física.
• Excesso de alongamento pode, em vez de prevenir, machucar.
• Para regiões muito específicas, é necessária a orientação de um fisioterapeuta.
Para relaxar - Se o objetivo no alongamento antes do exercício é aumentar a flexibilidade, o mesmo não se pode dizer do alongamento antes do exercício é aumentar a flexibilidade, o mesmo não se pode dizer do alongamento após as atividades físicas. “Não se pode estender ainda mais os músculos após exercícios. O alongamento depois das atividades serve para diminuir a tensão do músculo, somente para relaxar”.


O alongamento aperfeiçoa os componentes plásticos mio-articulares, deformando-os para um resultado adequado.
TIPOS DE EXERCÍCIOS: Os melhores exercícios a serem utilizados para a flexibilidade são os denominados exercícios de alongamento. Podem ser utilizadas também muitas variações, que agem sobre articulações e grupos musculares semelhantes.
MÉTODOS DE ALONGAMENTO: Os exercícios de alongamento podem ser executados por três maneiras: Estiramento, Balisticamente e contração relaxamento. O alongamento estático consiste em distender em “sacudir” nem forçar, mantendo-se a seguir a faixa destendida final por determinado período de tempo.



Alongamento para dor crônica:

Praticar 15 min./dia de alongamento é suficiente para evitar ou reduzir as dores crônicas na coluna, problema que atinge 80% dos brasileiros. Estudos recentes demonstraram que bastam de 30 a 45 seg. em cada movimento para relaxar a musculatura. A técnica aumenta a flexibilidade e é ótima para acabar com as dores provocadas pelos movimentos repetitivos.